Saber o que não fazer é tão importante quanto saber o que fazer!

No livro “Foco” de Daniel Goleman, o autor inicia sua narrativa contando a história de um segurança de uma grande loja situada em Manhattan.

A História

O segurança da famosa loja tinha uma capacidade impressionante de se concentrar em situações e pessoas que normalmente passavam despercebidas pelos clientes que transitavam pela loja.

Aquele segurança era capaz de se concentrar profundamente numa pessoa ou situação suspeita e se movimentar pela loja a fim de obter uma melhor visão sobre a cena, com tanta habilidade que praticamente não era notado, entretanto, caso realmente houvesse má intenção do suspeito em furtar algum item da loja imediatamente ele seria capaz de flagrar o ato.

O segurança ao longo de anos desenvolverá uma sensibilidade fora do comum para perceber situações que pudessem oferecer risco a loja e conseguia se manter profundamente focado.

Para que o segurança pudesse realizar o seu trabalho com maestria, era necessário que ele colocasse sua atenção, energia e esforço em uma cena ou pessoa suspeita de cada vez, sendo rápido o suficiente para interpretar a real possibilidade do risco e passar para o suspeito seguinte.

Preste Atenção Nisso!

Ao invés de tentar resolver todos os problemas de uma só vez, determinando incontáveis objetivos e metas e realizá-los com mediocridade, é preferível realizar poucas tarefas com maestria.

Precisamos entender a importância do FOCO para o sucesso do planejamento, através dele ganhamos habilidades especiais, ou pelo menos os resultados que serão obtidos darão essa impressão.

Quando você determina um foco de atuação você concentra a sua energia naquele ponto, concentra suas ideias, concentra seus pensamentos, concentra seus recursos, concentra seu tempo, concentra sua execução.

Para que possamos executar com maestria o primeiro passo é determinar um foco muito claro sobre qual ou quais objetivos serão atacados no planejamento estratégico.

Lembre-se: Lute contra o desejo de escolher vários objetivos como foco, limite-se a dois ou três de cada vez.

Abraço do Emerson BZ!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s