Se o mercado muda o tempo todo, qual o valor de ter um planejamento tradicional, elaborado no começo do ano e “empacotado” para ser revisto apenas no fim do ano?
Qual o valor de ter um planejamento que não consegue se atualizar conforme as mudanças que vão ocorrendo no mercado, na economia, no comportamento dos consumidores?
O mais interessante é que mesmo assim, a maioria esmagadora das pequenas e médias empresas brasileiras ainda trabalham com esse tipo de planejamento (e muitas não tem planejamento algum).
Agora eu quero compartilhar com você as 5 dicas para criar um planejamento de sucesso, mas antes, quero dizer para você a minha visão sobre um planejamento de sucesso, vamos lá?
O que é um Planejamento de Sucesso?
Um planejamento de sucesso é aquele que permite ao gestor (gerente, diretor ou dono do negócio) acompanhar o dinamismo do mercado.
Passo 1
Comece listando os assuntos que realmente estão tirando o seu sono.
Passo 2
Após escrever os assuntos que estão tirando o seu sono, crie três colunas ao lado de cada assunto e escreva: gravidade, urgência e tendência.
Passo 3
Pense na gravidade de cada assunto e dê uma nota de 1 a 5 (1 para “sem gravidade” e 5 para “extremamente grave”). Agora pense na urgência (nota 1 para “pode esperar” e 5 para “precisa de ação imediata”), por último a tendência (1 para “se nada for feito nada irá mudar” e 5 “se nada for feito irá piorar rapidamente”).
Passo 4
Multiplique as notas, por exemplo: Gravidade (nota 1), Urgência (nota 2), Tendência (nota 5), multiplicando teremos 1 X 2 X 5 = 10!
Faça a conta para cada assunto e pronto, os assuntos mais importantes para o seu planejamento estão identificados.
Passo 5
Escolha os 3 assuntos mais importantes para colocar no seu planejamento (você pode e deve criar um planejamento de curto prazo).
Escolhidos os assuntos, estabeleça metas para resolver cada um dos 3 assuntos. É muito importante procurar resolver no máximo 3 assuntos de cada vez, no máximo, caso contrário você pode se perder e nada será feito.
Por que é Importante Planejar Assim?
O mercado literalmente destrói com muita facilidade planejamentos elaborados com todo aquele rigor acadêmico, o motivo é simples: por mais inteligente que você seja, por mais cenários que você crie, é impossível contemplar as mudanças econômicas, sociais e as ações de novos concorrentes.
As empresas vencedoras serão aquelas que irão desenvolver a capacidade de planejar entendendo que o “futuro” cada vez mais representa o curto prazo.
Ciclos curtos de planejamento ao longo do ano serão mais efetivos e entregarão mais resultados.
Abraço e até o próximo post!