PMEs: As 5 Dicas Essenciais para Planejar Bem

Se o mercado muda o tempo todo, qual o valor de ter um planejamento tradicional, elaborado no começo do ano e “empacotado” para ser revisto apenas no fim do ano?

Qual o valor de ter um planejamento que não consegue se atualizar conforme as mudanças que vão ocorrendo no mercado, na economia, no comportamento dos consumidores?

O mais interessante é que mesmo assim, a maioria esmagadora das pequenas e médias empresas brasileiras ainda trabalham com esse tipo de planejamento (e muitas não tem planejamento algum).

Agora eu quero compartilhar com você as 5 dicas para criar um planejamento de sucesso, mas antes, quero dizer para você a minha visão sobre um planejamento de sucesso, vamos lá?

O que é um Planejamento de Sucesso?

Um planejamento de sucesso é aquele que permite ao gestor (gerente, diretor ou dono do negócio) acompanhar o dinamismo do mercado.

Passo 1

Comece listando os assuntos que realmente estão tirando o seu sono.

Passo 2

Após escrever os assuntos que estão tirando o seu sono, crie três colunas ao lado de cada assunto e escreva: gravidade, urgência e tendência.

Passo 3

Pense na gravidade de cada assunto e dê uma nota de 1 a 5 (1 para “sem gravidade” e 5 para “extremamente grave”). Agora pense na urgência (nota 1 para “pode esperar” e 5 para “precisa de ação imediata”), por último a tendência (1 para “se nada for feito nada irá mudar” e 5 “se nada for feito irá piorar rapidamente”).

Passo 4

Multiplique as notas, por exemplo: Gravidade (nota 1), Urgência (nota 2), Tendência (nota 5), multiplicando teremos 1 X 2 X 5 = 10!

Faça a conta para cada assunto e pronto, os assuntos mais importantes para o seu planejamento estão identificados.

Passo 5

Escolha os 3 assuntos mais importantes para colocar no seu planejamento (você pode e deve criar um planejamento de curto prazo).

Escolhidos os assuntos, estabeleça metas para resolver cada um dos 3 assuntos. É muito importante procurar resolver no máximo 3 assuntos de cada vez, no máximo, caso contrário você pode se perder e nada será feito.

 

Por que é Importante Planejar Assim?

O mercado literalmente destrói com muita facilidade planejamentos elaborados com todo aquele rigor acadêmico, o motivo é simples: por mais inteligente que você seja, por mais cenários que você crie, é impossível contemplar as mudanças econômicas, sociais e as ações de novos concorrentes.

As empresas vencedoras serão aquelas que irão desenvolver a capacidade de planejar entendendo que o “futuro” cada vez mais representa o curto prazo.

Ciclos curtos de planejamento ao longo do ano serão mais efetivos e entregarão mais resultados.

Abraço e até o próximo post!

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s